segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Missão Começou


Nesta sexta feira iniciamos o projeto Missão Cultural, derrepente nesta ulyima semana o projeto cresceu, tomou outras caras, novas pessoas somando força para que isto aconteça, um amigo da rua de baixo se apropriou da idéia e se dispos a cuidar da seleção de videos e curta-metragens para as exibições na praça. No primeiro dia tivemos um belo atrazo, o Israel, conhecido como Réu, estava dando oficina e não conseguiamos montar o equipamento de som que ele nos tinha sedido, a seção proposta para iniciar as 19h só teve início as 21h30, graças as costas e auxilios da comunidade que transitava pela praça, descemos até a vila visinha para buscar outro equipamento de som, no caminho pedimos para o motorista de lotação nos dar uma carona até a praça e ele se recusou, prontamente um conhecido no ponto de ônibus passou seu bilhete único para um de nós, e eu me pus a correr contra o tempo para chegar na praça, ainda no caminho passa de moto outro amigo e esse me leva até a praça. Engraçado tudo isto, me disseram a um mês em tom profético "quando fazemos pelos outros, sempre haverá alguem fazendo por nós", isto tem se mostrado fato cada dia mais forte no meu cotidiano. Grato


No sábado fizmos nosso primeiro som, convidamos o Afromix, adolescentes de 12 a 15 anos da bela vista que trabalham com percuções brasileiras e são orientadas pelo Edson eis Aprendiz Congas que conheci no Coletivo Jovem, convidamos também os Aprendizes Fl e Maskot, MCs, tudo na maior correria, buscamos todos os equipamentos em casa guardados do dia anterior e lycras emprestadas por uns amigos, prontamente todos puseram as mãos na obra e montamos uma tenda para nos proteger do sol das 14h, que lindo, que bom ver tantas pessoas em prol desta ação...eu sou é um chorão... eu fiquei preocupado neste final de semana, ainda não houve um grande presença da comunidade, mas meus amigos acalmaram minha ansciedade e aprendi que formação de público não era só trocar com pessoas presentes, mas aos poucos ir vivenciando e estimulando a participação da comunidade, permitir que ela se aproprie com suas variadas formas.


Ontem domingo, a chuva quase nos parou, mas novamente se descobre que este projeto não é só nosso e as apropriações vão acontecendo, antes de montar as coisas na praça fui at[e o dono do bar da esquina e perguntei se podiamos fazer alia sobre suas estruturas "claro, fique a vontade!", montamos as coisas e assim foi, personas passando, personas parando, outras chegando e ficando, outras indo buscar mais, quando acabou nos perguntaram, "já, mas nem começou?", "vocês, podiam fazer mais sedo", mas ja eram 22h e dai não se pode passar é lei, mas com o tempo e com maior disponibilidade as ações vão se estendendo.

Nenhum comentário: